Home Page - Portal da Prefeitura Municipal de Guaraci-SP
Home Notícias Imagens Cidade Turismo Fale Conosco
 
 
Assistência Social - Portal da Prefeitura Municipal de Guaraci-SP Secretarias
Retornar para a Página Anterior Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site    
Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social
Rua Casemiro César, 522 – Centro - Telefone (17) 3285-9999 -   E-mail:
assistenciasocial@guaraci.sp.gov.br



 
Diretor: Adriana Sartoreli

 

 A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social é responsável pela execução e monitoramento de todos os Projetos e Programas Sociais oferecidos pelo município. Conheça alguns deles:

Programa Bolsa Família
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. 

 

BPC – Benefício de Prestação Continuada
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um direito constitucional que corresponde a um salário mínimo mensal destinado a pessoas idosas, a partir de 65 anos de idade ou pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir condições de prover a própria subsistência ou de tê-la provida pela família. 

 

Carteira do Idoso
A carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para o acesso ao benefício estabelecido pelo artigo 40 da Lei no. 10.741, o Estatuto do Idoso. A carteira do idoso deve ser gerada apenas para as pessoas idosas que não tem como comprovar a renda igual ou inferior a dois salários mínimos. 

 

Guaraci  em Ação
O programa de auxílio desemprego foi criado pela Prefeitura em novembro de 2008. Tem como objetivo beneficiar desempregados que moram no município e famílias de baixa renda. O programa consiste na geração de empregos, auxílio desemprego, fornecimento de cestas básicas e na realização de cursos de qualificação profissional ou alfabetização visando à redução das desigualdades sociais. 

 

PAIF – Programa de Atenção à Família
O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) expressa um conjunto de ações relativas à acolhida,  informação e orientação,  inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.

 

Centro de Convivência do Idoso “CCI" – Programa de Atenção ao Idoso
Objetivando promover a saúde e a qualidade de vida da população acima de 60 anos, o Centro foi montado pela Prefeitura de Guaraci num amplo espaço com atendimento social, atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer. 

 

Pró-Jovem Adolescente

Integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude, egressos de famílias atendidas pelo Bolsa Família. 

 

Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual

Atende crianças e adolescentes vitimados pela violência com ênfase no abuso e exploração sexual. 

 

Serviço “Abrindo Caminhos”

 Serviço de enfrentamento à violência doméstica, negligência, física ou psicológica, tendo como objetivo atender de forma integrada crianças/adolescentes e suas famílias. 

 

Serviço “Identidade Assistida”

Atendimento a denúncias de idosos, com prévia visita e encaminhamentos, acompanhamentos, sendo desenvolvido um trabalho de mediação junto ao idoso e familiares. 

 

Serviço “PSC – Prestação de Serviço à Comunidade”

Voltado a adolescente encaminhados pelo judiciário que cometem atos infracionais, para a realização de atividades socioeducativas. 

 

PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Oferece orientações socioeducativas, para evitar que as crianças e adolescentes deixem a escola por necessidade de trabalho. 

 

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social trata-se de uma unidade pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais ou de pertencimento social. O CRAS-Guaraci promove em média, 350 atendimentos/mês, além de gerir os programas  "Bolsa Família", "Ação Jovem", "ProJovem Adolescente"  e "Renda Cidadã".

 

Programa Renda Cidadã 

Fortalecendo a Família, atende famílias em situação de vulnerabilidade e risco social com orientação, aconselhamento e encaminhamentos, além da oferta de oficinas, preferencialmente de geração de renda através do CTMO. 

 

Projeto Ação Jovem

Preocupa-se com a conclusão do ensino básico de jovens pertencentes às classes sociais mais vulneráveis repassando subsídio financeiro mensalmente no valor de R$ 80,00 reais e ainda oferecendo capacitações para o trabalho.  

 

Pró-Jovem Adolescente

Integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude, egressos de famílias atendidas pelo Bolsa Família.

 

Menor Aprendiz

O projeto visa qualificar adolescentes vitimizados pela exclusão social, através dão contato com o Meio Ambiente, reingressando ao estudo e convívio social recebendo subsídio de R$100,00.

 

Programa de Resgate ao Dependente Químico

Proporcionar a oportunidade de resgatar sua auto estima, oferecendo atendimento Terapêuticos com equipe multidiciplinar através de encaminhamento a centros de tratamento e internação.

  Notícias da Pasta
03/02/2017 - Vice prefeito assinou convenio Viva Leite
 
Portal do Servidor
Para serviços de Manutenção ligue 0800 606 46 97
Portal da Transparência Pública - Clique Aqui
Nota Fiscal Eletrônica - ISSQN
DAEG - Retire aqui a fatura da sua conta de água
ITR - Clique Aqui
Município Verde Azul - Clique Aqui
Banco do Povo
Serviços On-Line - Clique Aqui
Saúde Sistema E-SUS
Telefones Úteis - Clique Aqui
Qual setor da administração tem maior prioridade na sua opinião?

Assistência Social
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Obras
Turismo

 

 

Home Page
 
HOME \ NOTÍCIAS \ IMAGENS \ CIDADE \ TURISMO \ FALE CONOSCO